Previsão de Congelamento do Salário Mínimo em 2020

Previsão de Congelamento do Salário Mínimo em 2020





Existe a previsão de que o Governo Federal pretende estabelecer um congelamento sobre o reajuste do salário mínimo para o ano de 2020.

Todo trabalhador necessita estar informado de seus direitos, sobretudo no que diz respeito ao seu salário. No Brasil, hoje, muitos trabalhadores vivem com até um salário mínimo por mês. Todo ano são realizados ajustes nas remunerações em CLT, no sentido de que os valores recebidos aumentem, porém, nem toda notícia é, de fato, boa. Existe a previsão de que o Governo Federal pretende estabelecer um congelamento sobre o reajuste do salário mínimo para o ano de 2020.

Entretanto, apesar de “otimista”, está mais do que evidente que a posição deste governo diante da nação brasileira, nos últimos meses, é de uma autodenominada responsabilidade pelo resgate da economia nacional, rumo ao crescimento.




De acordo com a clássica expressão que explica que todo bem coletivo, para ser promovido, necessita de um pouco de sacrífico, a atual equipe econômica atuante no governo do Presidente Michel Temer está antecipando sinais de que no ano de 2020 haverá um possível congelamento sobre o reajuste do salário mínimo dos trabalhadores brasileiros.

Abandonada a tentativa de reforma da Previdência, o mesmo governo passou para as medidas de controle sobre os gastos, buscando um corte cada vez mais agressivo nas despesas e nos investimentos, procurando, deste modo, “respeitar” o teto de gastos para os próximos dois anos.


Medidas como estas tenderão a cortar uma série de benefícios, onerando, assim, a folha de despesas deste governo, em caso de o gasto influir em áreas consideradas muito sensíveis para o bem-estar de toda a população brasileira. Se o alvo for esse setor, o próximo passo poderá ser o setor de concessão de novas aposentadorias que normalmente são concedidas às pessoas que necessitam afastar-se permanentemente do mercado de trabalho.

Esse método de congelamento salarial não faz parte de nenhuma medida provisória. Para este projeto será acionado o IFI, ou o Instituo Fiscal Independente, que se trata de órgão atrelado ao Senado Federal, no sentido de se cumprirem “metas orçamentárias para 2020”.

Estudos estatísticos indicam que, de fato, muito do que o governo pretende cortar, para manter a meta, está esgotando. Não havendo o que mais suspender, conforme a justificativa dos parlamentares, a medida poderá cair sobre a estabilização do reajuste salarial.

Dado que os limites de gastos sempre são delimitados por meio da inflação registrada do ano anterior, já somados à capacidade de um crescimento econômico conferido no mesmo ano anterior, o governo torna-se um ‘refém’ de suas próprias sanções e projetos. Quem sai prejudicado é o cidadão contribuinte. Alguns “especialistas” analisam que o orçamento do governo dá sinais claros de que a meta de gastos para o ano de 2019 dificilmente será cumprida em sua integridade.

Entre os setores que poderão ser mais afetados, como sempre, está o da Saúde, da Educação e da Segurança. Governo mal gerido, o povo sai ferido. Os serviços públicos pioram, devido ao pouco investimento; concursos públicos começam a rarear, entre outros problemas.

Outro transtorno está nos programas de transferência de renda que são mantidos pelo mesmo governo e nos gastos que se dão com as folhas de pagamento, os quais, em geral, estão inteira e diretamente atrelados aos valores atualizados dos salários mínimos.

Assim, é importante que todo trabalhador e contribuinte estejam atentos às mudanças sobre o panorama econômico brasileiro nos próximos meses, sobretudo neste ano eleitoral, já que o resultado das urnas refletirá de modo real as drásticas alterações futuras que poderão afetar negativamente o destino de toda a nação brasileira. É importante estar informado não apenas por meio dos canais abertos da TV, como também por meio das diversas mídias alternativas que trazem matérias úteis em primeira mão.

Por Paulo Henrique dos Santos

Salário mínimo



Post Relacionado

Previsão do Valor do Salário Mínimo 2020

Previsão do Valor do Salário Mínimo 2020

Valor do Salário Mínimo pode passar de R$1 mil pela primeira vez. O projeto da Lei Orçamentária para o ano de 2020 foi aprovado na quarta-feira, 7 de agosto de 2019. O projeto foi aprovado com atraso, mas já está a caminho do Plenário. O…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *